Este blogue consta de uma compilação de retratos da natureza e intervenção humana em ambiente rural e urbano que O Cidadão abt vai capturando com a sua objectiva durante as caminhadas, será despejada neste blogue de muitos pixeis e poucos bitáites, dando ao ciberleitor a possibilidade de clicar sobre cada uma das fotos e de seguida na tecla F11 para melhor as poder desfrutar em ecrã total... Ligue o som e... passe por bons momentos!


sábado, 19 de maio de 2012

ALDEIA DE PANO

"Rock no Rossio." Sob temáticas diferentes e pelo aniversário da elevação do Rossio ao Sul do Tejo a freguesia, nos últimos anos vem acontecendo a "Escapadinha dos Mourões," consistindo numa mega-actividade organizada pelo Agrupamento 697 do Corpo Nacional de Escutas, que reúne diversos agrupamentos convidados de outras regiões de Portugal e cujas centenas de participantes envolvidos nas actividades diversificadas proporcionam convívio diferente às ruelas e cercanias do Rossio ao Sul do Tejo.







 Desde tempos d`antanho, no fim de semana das comemorações é sina o vento soprar forte e as nuvens carregadas brindarem a região com gravanejos.






IX ESCAPADINHA DOS MOURÕES
Aqui são deixados alguns instantes do esforço desenvolvido pela juventude que alinhando nas fileiras de uma escola de formação universal fundada em 1907 por Baden-Powell, acredita em ideais,  princípios, fraternidade, camaradagem, partilha e convívio.

2 comentários:

Aqui - Ali - Acolá disse...

Olá Cidadão abt bom dia:

Belas fotos, bons planos e cores espectaculares.

A cada uma a mais bela, dá a impressão de se estar dentro delas pela forma em como estão apresentadas.

E cá vão mais algumas para o bornal do disco externo onde se juntam a muitas outras que para mim tem muito valor que é dado a quem as publica com tanto gosto.

Parabéns por este trabalho.

Boa saúde e força no flash.

O Cidadão abt disse...

Olá, Aqui-Ali-Acolá!

Se bem reparar, este é o primeiro blogue do Passo a Passo abt, agora reformulado e com ganho de espaço, significado que, tal como o primeiro Cidadão Abt-crónicas de um cidadão de Abrantes, vão servindo para postar umas coisitas de segundo plano e extensão logística dos dois mais recentes!

Estas fotos foram mesmo uma "rapidinha"!

É um tipo de actividade que cá o Cidadão abt, a Companheira e os Júniores conservam boas memórias!

Noutros tempos as coisas eram feitas mais terra a terra, mais embrenhados na Natureza.

O chamado pioneirismo em que se recorria aos materiais da região, às técnicas de sobrevivência, à candeia a petróleo, ás construções em campo, aos panos de tenda militares de 1x1 metro que se abotoavam entre si e se armavam numa canadiana ou num abrigo triangular espiado a uma árvore, enfim, às técnicas de pioneirismo ensinadas nas "palestras de bivaqu" de Baden-Powell.

Noutros tempos, nunca uma fogueira acesa na floresta por uma patrulha de escuteiros seria motivo de risco de incêndio florestal, nem perto disso!

Hoje tem que haver licenciamentos autárquicos, análises das águas para consumo, não se pode acender uma fogueira sem os bombeiros por perto, enfim, uma série de trâmites, regras e espartilhos desmotivadores do empreendedorismo escutista ou seu similar.

Mande sempre, bitáitadas!