Este blogue consta de uma compilação de retratos da natureza e intervenção humana em ambiente rural e urbano que O Cidadão abt vai capturando com a sua objectiva durante as caminhadas, será despejada neste blogue de muitos pixeis e poucos bitáites, dando ao ciberleitor a possibilidade de clicar sobre cada uma das fotos e de seguida na tecla F11 para melhor as poder desfrutar em ecrã total... Ligue o som e... passe por bons momentos!



quarta-feira, 27 de outubro de 2010

CASTELEJO

Caminhando no planalto da Serra de Santo António entre as Serras D'Aire e Candeeiros,  passando pela escarpa do Castelejo e Vale da Canada.



Croco
 Castelejo













4 comentários:

Joaquim disse...

Que paisagens espectaculares!Decerto que só a pé se conseguem alcançar estes locais fantásticos. Respirar o ar puro da serra será outra benesse que se retira destas caminhadas!Parabens pela tenacidade física que isso lhe deve exigir.

Maria Marques disse...

Estas imagens fazem recordar caminhos e paisagens da minha terra Natal.Há muitas semelhanças,apesar da distância que as separa.O ar,esse,o da minha terra, é mais puro ,muito mais saudável que o da Serra de Santo António...

Um abraço ao amigo cidadão abt

Maria Marques

O Cidadão abt disse...

Olá Joaquim!

De bicla a 20Km/h, também se conseguem alcançar alguns destes locais, mas há outros que só se lá consegue chegar a penantes!

Para se conseguir o desfruto, os pés bem calçados são a melhor solução porque, progredindo-se a 4kms/h na melhor das hipóteses, tomamos atenção aos pormenores como a planta minúscula, o lagarto fora do comum, o réptil das rochas, o insecto esquisito, o burro curioso, as plantas aromáticas que são activadas com o roçar das botas, as fendas por onde as águas se infiltram em direcção às grutas, os algares que alojam colónias de morcegos... e a convivência com os(as) caminheiros e excursionistas!

Fisicamente analisando, é uma questão de domesticar os músculos certos!

Gracias pela sua visita!

O Cidadão abt disse...

Olá Maria Marques!

É uma paisagem recortada pelos minifúndios em que a rocha granítica dá lugar ao calcário, bastante mais leve e erosivo!

Por debaixo destas paisagens existem dezenas de grutas, umas exploradas como as de Santo António que se encontram sob a sequência das fotos das escarpas do Castelejo!

O ar é diferente, também puro mas sofrendo com a maresia, daí certa vegetação característica de altitude se encontrar igualmente nas ilhas da Madeira e Açores!

Se a Maria Marques calçasse umas botas e se metesse por estes trilhos adiante como o terá feito nos da sua terra, talvez concluísse que apesar de diferentes, também nestas serras se respiram ares saudáveis...

Mui reconhecido pelos seus bitáites!